cozinha e plástico na proteção

Muitos proprietários de restaurantes e bares estão se esforçando para criar um modelo de negócios durante a crise causada pela pandemia.

O Coronavírus (COVID-19) foi oficialmente classificado como uma crise nacional e muitos proprietários estão se esforçando para se reinventar e se adaptar ao momento. Restaurantes e bares sempre tiveram o dever de proteger seus clientes e funcionários contra doenças infecciosas, mas agora precisam tomar ainda mais cuidado com a produção da comida e pensar em novas formas de chegar até seus clientes durante o período da quarentena. O melhor plano é ter uma abordagem proativa e combater a contaminação acidental, seguindo algumas práticas recomendadas.

Ser proativo aumenta a confiança dos clientes

Mostrar para os clientes que o estabelecimento está tomando as medidas necessárias para combater a contaminação acidental e seguindo as práticas recomendadas pela OMS estabelece uma relação de confiança com os consumidores e ajuda o negócio a atravessar essa fase crítica.

Cuidados com a higiene foram redobrados 

luvas de plástico para cozinheiros

A Organização Mundial da Saúde pediu uma série de medidas preventivas para serem utilizadas nos restaurantes devido ao surto do novo Coronavírus. Os restaurantes já tiveram que se adaptar. A orientação da OMS é que a comida seja preparada com luva descartável, os funcionários de restaurantes usem máscaras (e troquem esse equipamento de duas em duas horas). Também é preciso higienizar todas as matérias primas e lavar com sabão e álcool 70 qualquer material que entra na cozinha. Assim que for sair da cozinha, o colaborador também precisa trocar imediatamente a roupa de trabalho.

Gabriel Shinji Kariya, sous chef do conceituado restaurante japonês Aizomê em São Paulo, explica que as medidas habituais tiveram que ser redobradas. “Estamos tomando muito cuidado com tudo agora, temos álcool em gel em todos lugares. Fazemos uma limpeza constante em todos os utensílios e equipamentos”, diz Kariya.

Como chegar até o cliente: a solução está no delivery

entregador de delivery

Restaurantes encontraram na entrega de comida em domicílio a forma de continuar funcionando. De acordo com o sous chef Gabriel Kariya, essa também foi a solução adotada pelo Aizomê. O restaurante japonês de São Paulo recebe em média o dobro do número de pedidos diários desde que parou de atender presencialmente e passou a fazer somente entregas. “Estamos trabalhando somente com delivery. Todas as sacolas, hashis, guardanapos, embalagens são descartáveis”, explica o sous chef.

descartáveis e comidas japonesas

Descartáveis garantem a entrega do alimento seguro

produtos descartáveis

O uso de descartáveis ​​diminui a chance de contaminação pelo Coronavírus porque os produtos já vêm limpos e podem ser descartados imediatamente. Usar produtos descartáveis reduz o risco de contaminação e consequentemente o impacto potencial que um surto poderia ter nos negócios e na marca das empresas.

Manter a segurança dos clientes é a maior prioridade

Garantir que os clientes estejam seguros é um trabalho de período integral. Nesse momento delicado é muito importante proteger sua equipe e seus clientes contra uma contaminação acidental. Ao manter um ambiente de trabalho limpo e seguro, você está fazendo a sua parte para promover uma sociedade saudável.

Ações para o restaurante ou bar reduzir o risco de espalhar a doença:

  • Funcionários devem lembrar de lavar as mãos com sabão regularmente e durante pelo menos 20 segundos.
  • Todos devem evitar tocar no rosto e cobrir tosses e espirros.
  • Desinfectar superfícies como maçanetas, mesas, superfícies de preparação de alimentos e corrimãos regularmente.
  • Aumentar a ventilação abrindo janelas ou ajustando o ar condicionado.
  • Se um funcionário estiver doente, ele deve ficar em casa.