O Coronavírus (COVID-19) foi oficialmente classificado como uma crise nacional e muitos proprietários estão se esforçando para se reinventar e se adaptar ao momento. Restaurantes e bares sempre tiveram o dever de proteger seus clientes e funcionários contra doenças infecciosas, mas agora precisam tomar ainda mais cuidado com a produção da comida e pensar em novas formas de chegar até seus clientes durante o período da quarentena. O melhor plano é ter uma abordagem proativa e combater a contaminação acidental, seguindo algumas práticas recomendadas.
Ser proativo aumenta a confiança dos clientes
Mostrar para os clientes que o estabelecimento está tomando as medidas necessárias para combater a contaminação acidental e seguindo as práticas recomendadas pela OMS estabelece uma relação de confiança com os consumidores e ajuda o negócio a atravessar essa fase crítica.
Cuidados com a higiene foram redobrados
A OrganizaçãoMundial da Saúde pediu uma série de medidas preventivas para serem utilizadasnos restaurantes devido ao surto do novo Coronavírus. Os restaurantes játiveram que se adaptar. A orientação da OMS é que a comida seja preparada comluva descartável, os funcionários de restaurantes usem máscaras (e troquem esseequipamento de duas em duas horas). Também é preciso higienizar todas asmatérias primas e lavar com sabão e álcool 70 qualquer material que entra nacozinha. Assim que for sair da cozinha, o colaborador também precisa trocarimediatamente a roupa de trabalho.
Gabriel Shinji Kariya, sous chef do conceituado restaurante japonês Aizomê em São Paulo, explica que as medidas habituais tiveram que ser redobradas. “Estamos tomando muito cuidado com tudo agora, temos álcool em gel em todos lugares. Fazemos uma limpeza constante em todos os utensílios e equipamentos”, diz Kariya.
Como chegar até o cliente: a solução está no delivery
Restaurantes encontraram na entrega de comida em domicílio a forma de continuar funcionando. De acordo com o sous chef Gabriel Kariya, essa também foi a solução adotada pelo Aizomê. O restaurante japonês de São Paulo recebe em média o dobro do número de pedidos diários desde que parou de atender presencialmente e passou a fazer somente entregas. “Estamos trabalhando somente com delivery. Todas as sacolas, hashis, guardanapos, embalagens são descartáveis”, explica o sous chef.
Descartáveis garantem a entrega do alimento seguro
O uso de descartáveis diminui a chance de contaminação pelo Coronavírus porque os produtos já vêm limpos e podem ser descartados imediatamente. Usar produtos descartáveis reduz o risco de contaminação e consequentemente o impacto potencial que um surto poderia ter nos negócios e na marca das empresas.
Manter a segurança dos clientes é a maior prioridade
Garantir que os clientes estejam seguros é um trabalho de período integral. Nesse momento delicado é muito importante proteger sua equipe e seus clientes contra uma contaminação acidental. Ao manter um ambiente de trabalho limpo e seguro, você está fazendo a sua parte para promover uma sociedade saudável.
Ações para o restaurante ou bar reduzir o risco de espalhar a doença:
- Funcionários devem lembrar de lavar as mãos com sabão regularmente e durante pelo menos 20 segundos.
- Todos devem evitar tocar no rosto e cobrir tosses e espirros.
- Desinfectar superfícies como maçanetas, mesas, superfícies de preparação de alimentos e corrimãos regularmente.
- Aumentar a ventilação abrindo janelas ou ajustando o ar condicionado.
- Se um funcionário estiver doente, ele deve ficar em casa.