A quarentena aumentou o consumo de açúcar entre os brasileiros. Entre jovens adultos, na faixa de 18 a 29 anos, 63% declararam que estão consumindo mais doces ou chocolates. Os dados são da pesquisa ConVid, que foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a UFMG e a Unicamp. Ela apontou o aumento do consumo de alimentos não-saudáveis, principalmente os doces.
O aumento no consumo de açúcar está diretamente ligado à pandemia. O consumo de doces está ligado à produção de serotonina, uma substância responsável por trazer sensação de alívio e prazer. Com muita gente ansiosa ou que ainda está trabalhando em casa, se tornou um hábito comer mais. E isso se reflete num aumento exponencial de vendas de certos itens como pães artesanais, docinhos gourmet e bolos.
Fonte de renda
A pandemia da Covid-19 trouxe um impacto econômico negativo. Hoje mais de 20 milhões de pessoas em todo o país estão sem renda fixa. Neste cenário de crise, cozinhar para fora foi a solução encontrada por muitos autônomos. É com essa fonte de renda extra que muita gente está sobrevivendo e para isso é fundamental ter embalagens adequadas.
Essas pessoas estão aproveitando a oportunidade que surgiu com a mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia. Quem fazia as suas refeições nos restaurantes e não quer cozinhar, hoje pede comida por delivery. Com essa janela de oportunidade, muitas pessoas começam a fazer comida do dia a dia para entrega ou empreender fabricando doces. Isso aumentou a procura por embalagens descartáveis.
Por que usar embalagens descartáveis?
Materiais descartáveis passam ao cliente a confiança de que o item não foi usado anteriormente e isso pode deixar o consumidor mais tranquilo em utilizar os serviços. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a venda de recipientes descartáveis para comida aumentou 30% durante a pandemia do novo Coronavírus. Isso aconteceu justamente pelo aumento no consumo de alimentos e outros produtos por entrega.
As embalagensplásticas
As embalagens feitas de plástico são excelentes opções para destacar visualmente o alimento para a entrega e, ao mesmo tempo, oferecer praticidade, segurança, além de proteger e exibir os produtos. Muitas das embalagens de plástico são transparentes e isso faz delas a melhor opção para produtos com apelo estético como tortas, doces confeitados e bolos.
O plástico mais utilizado para embalagens de comida e talheres é o polipropileno. Ele é um material reciclável, que pode ser aquecido no micro-ondas ou congelado. O plástico é um material interessante para o delivery porque ele protege o alimento contra danos ou contaminação por microrganismos, ar, umidade e toxinas. Ele também evita derramamento ou vazamento do produto.
Além das embalagens de comida, também houve um aumento considerável no uso de embalagens para outros tipos de produto. Para evitar sair de casa sem necessidade, ficou mais comum comprar produtos através do comércio eletrônico. Boa parte daquilo que é comprado na internet vem embrulhada em plástico. É essa proteção que mantém as mercadorias em segurança ao longo do transporte, seja ele aéreo ou terrestre.
Descarte correto
A melhor forma de minimizar o volume de produtos gerados é destinar corretamente estes resíduos. Os esforços de sustentabilidade e reciclagem continuam. O processo de reciclagem de plástico ajuda na gestão de resíduos, economiza espaço disponível em aterros sanitários e ajuda a reduzir a poluição do solo e da água.