Produtores de plásticos olham para além do setor em busca de inovação sustentável

globo em bola

Em 1950, quase não havia produção de plástico no mundo. Após 65 anos, mais de 320 milhões de toneladasde polímeros foram fabricadas no mundo todo. O uso de plástico cresceu em umcurto período, porém a revolta contra o material começou e se espalhou aindamais rapidamente.

Em 2020 vivemos uma verdadeira guerra declarada ao plástico descartável. O mundo está pressionando a indústria do plástico a se revolucionar porque, embora os produtos plásticos sejam úteis em residências e empresas, os resíduos plásticos estão poluindo o mundo. A indústria do plástico deve mudar, e a pressão para criar soluções plásticas mais sustentáveis ​​está rapidamente aumentando. Os problemas estão se tornando pessoais e as demandas públicas por mudanças estão crescendo.

A indústria de plásticos precisa procurar soluções

homem pegando garrafas

Conforme a opiniãopública continua a se desenvolver, é provável que haja mais legislação contravários produtos plásticos. A indústria de plásticos precisa buscarsoluções.  Em termos gerais, o setor precisa se afastar dos produtosplásticos que têm uso a curto prazo e avançar para soluções mais sustentáveis.

Algunsprodutos plásticos já estão sendo substituídos por alternativas compostáveis​​(celulose de bambu, produtos de papel, etc) e reutilizáveis ​​(por exemplo,aço inoxidável, vidro e porcelana). Embora essas opções sejam úteis, elas obviamentenão são ideais em todas as situações.

Para os consumidores, existem razões pelas quais muitos produtos plásticos são favorecidos em vez de alternativas. O plástico isola bem, não quebra com facilidade e geralmente é impermeável, e nenhuma das alternativas mencionadas possui todas essas qualidades.

A economia circular é a grande promessa

símbolo de sustentabilidade ecológico

Um lugar promissorpara o futuro da indústria de plásticos é a economia circular. Este é um modelode reciclagem que permite a reutilização de produtos plásticos. A economiacircular fornece a mudança que a indústria precisa fazer de produtos de usoúnico para produtos mais reutilizáveis ​​e sustentáveis.

Além disso, não sãoapenas os especialistas da indústria que vêm promessas na economia circular. AUnião Europeia realizou recentemente um debate sobre a reciclagem de plásticos,e o órgão regulador declarou que a economia circular é um componente integranteda estratégia europeia de plásticos a longo prazo.

No entanto, avançar para uma economia circular baseada na reciclagem não será uma transição fácil para a indústria. Segundo a UE, atualmente apenas 6% do plástico usado na Europa é reciclável. Aumentar isso para um número muito mais sustentável exigirá bastante esforço - e os da indústria de plásticos terão que colaborar com empresas de outras indústrias.

Esse esforço exigirá a cooperação de todos os seguintes itens:

  • Fabricantes de plásticos que      implementarão mudanças úteis e mudarão suas linhas de produtos.
  • Especialistas em química que      podem auxiliar os fabricantes de plásticos no desenvolvimento de novos      polímeros.
  • Laboratórios de pesquisa que      podem desenvolver novas formas de produzir plásticos recicláveis.
  • Recicladores que precisam      aumentar a capacidade geral de reciclagem e criar melhores métodos de      classificação.
  • Profissionais de marketing  que podem aumentar a demanda por plásticos multiuso entre o público.

Para reunir tudo isso, as empresas do setor de plásticos também precisam de executivos que possam coordenar entre várias empresas e setores - e que possam implementar mudanças inovadoras para liderar os negócios de plásticos em um futuro baseado na economia circular.

Muitas empresas já estão buscando um futuro reciclável

mulher segurando muda de planta

A boa notícia é que muitas empresas jáestão pesquisando e implementando mudanças que tornarão a indústria deplásticos uma indústria mais ambiental e humana. Alguns projetos notáveis ​​queas organizações do setor realizaram:

  • As Soluções de Reciclagem      HP e Sims trabalharam juntas para      aumentar em oito vezes a reciclagem de peças plásticas específicas, de 40      para 320 toneladas.
  • A Der Grune Punkt      demonstrou que a reciclagem de plásticos pós-consumo não é apenas      benéfica, mas também econômica na Alemanha, em parte devido aos custos de      redução de CO₂ no      país.
  • A Biocollection é      pioneira em uma nova maneira de reciclar plásticos que usa um catalisador      para quebrar os compostos poliméricos, em vez de triturar ou usar      pirólise.
  • O Laboratório Nacional      Lawrence Berkeley desenvolveu um polímero que      pode ser separado dos aditivos, o que deve permitir que o plástico seja      reciclado, em vez de ser reciclado em um plástico de qualidade inferior.
  • Neste e Ravago      fizeram uma parceria para reciclar mais de 200 000 toneladas de resíduos      plásticos anualmente.
  • O Departamento de Energia      dos EUA e o Conselho Americano de      Química assinaram um memorando de entendimento no qual as organizações se      comprometem a estudar juntas as tecnologias de reciclagem de plásticos.
  • A Berry Global e a SABIC      expandiram sua parceria em andamento para que agora inclua o      desenvolvimento e o uso de resinas de poliolefina derivadas da reciclagem      de produtos químicos.

Para promover a mudança as empresas de plásticos precisarão de talentos 

Para alcançar as mudanças que precisam ser feitas, os produtores deplásticos e outros na indústria de plásticos precisam olhar além da indústriaao adquirir talentos. Com essa parceria, as empresas também terão que encontrartalentos de primeira linha de outros setores.

Algumas áreas em que os produtores deplásticos encontrarão os profissionais altamente qualificados de que precisamincluem:

  • Setor de petróleo - Especialistas podem ajudar os produtores a desenvolver melhor o plástico a partir de fontes de  petróleo.
  • Indústria química - Pesquisadores com formação especializada podem      oferecer conhecimentos em pesquisa e desenvolvimento.
  • Setor de reciclagem - Líderes experientes podem  desenvolver parcerias e encontrar maneiras aprimoradas de reciclar      produtos existentes e novos.
  • Organizações não-governamentais - Profissionais do terceiro      setor podem trazer um conjunto diversificado de habilidades que ajudam de      uma ou mais das formas mencionadas acima.
  • Setor de marketing - Anunciantes para aumentar a  demanda por novos produtos plásticos.
  • Cargos executivos - Líderes de diversos setores podem trazer as habilidades e os conhecimentos necessários para liderar os      produtores de plásticos nesse período de mudança.