Uma das principais inovações do séculopassado foi a criação de plásticos para muitas aplicações do dia-a-dia queantes dependiam de materiais tradicionais como metal, vidro ou algodão. Osplásticos revolucionaram muitas indústrias. Isto foi possível graças ascaracterísticas importantes dos materiais plásticos como: serem resistente àdegradação ambiental ao longo do tempo, serem econômicos e serem produzidos comuma ampla variedade que permite a adaptação a muitas aplicações diferentes.Esses fatores colocaram o plástico como parte fundamental da vidamoderna.
Pensando no meio ambiente, é importante conhecer os diferentes tipos de plásticos e seus usos, bem como os códigos de identificação de resina encontrados em cada um. Isso ajudará você a tomar decisões informadas quando se trata de reciclagem.
Osplásticos podem ser divididos em duas categorias principais:
1. Plástico termoendurecível: uma vezresfriados e endurecidos, esses plásticos mantêm suas formas e não podemretornar à sua forma original. Eles são duros e duráveis. Podem ser usadospara autopeças, peças de aeronaves e pneus.
2. Termoplásticos: Menos rígidos, os termoplásticos podem amolecer após o aquecimento e retornar à sua forma original. Eles são facilmente moldados e extrudados em filmes, fibras e embalagens. Exemplos incluem polietileno (PE), polipropileno (PP) e cloreto de polivinila (PVC).
Vejamosalguns plásticos comuns.
1. Polietileno tereftalato (PET):
O PET é o plásticomais amplamente produzido no mundo. É usado predominantemente como fibra e paraengarrafamento ou embalagem. Por exemplo, o PET é o plástico usado para a águaengarrafada e é altamente reciclável.
Principais benefíciosdo polietileno em relação a outros plásticos e materiais seriam:
- Aplicações amplas como fibra
- Barreira contra umidade extremamente eficaz
- À prova de quebra
2. Polietileno (PE)
Existem váriasvariantes diferentes de polietileno. O polietileno de baixa e de alta densidade(LDPE e HDPE, respectivamente) são os dois mais comuns e as propriedades domaterial variam.
- PEBD: o polietileno debaixa densidade é o plástico usado para sacolas plásticas em supermercados.Possui alta maleabilidade, mas baixa resistência à tração.
- HDPE: o polietileno dealta densidade é o plástico rígido usado para embalagens plásticas maisrobustas, como recipientes de detergente para a roupa, bem como para aplicaçõesde construção ou lixeiras.
- UHMW: o polietileno deultra alto peso molecular, é um plástico extremamente forte que pode rivalizarou mesmo exceder a resistência do aço e é usado para aplicações comodispositivos médicos (por exemplo, quadris artificiais).
4. O policloreto de vinila (PVC)
O policloreto de vinila, também conhecido como cloreto de vinila oupolicloreto de vinil, é talvez mais conhecido por seu uso em aplicações deconstrução de propriedades residenciais e comerciais. Diferentes tipos de PVCsão usados para encanamento, isolamento de fios elétricos e revestimento devinil.
Os principaisbenefícios do PVC em relação a outros plásticos:
- Rígido (embora diferentes variantes de PVC sejam realmente projetadas para serem muito flexíveis)
- Forte
5. Polipropileno (PP):
O polipropileno é usado em diversas aplicações: embalagens para alimentos, equipamentos de laboratório, dispositivos médicos e peças plásticas para a indústria automotiva. É semitransparente, possui uma superfície de baixo atrito, não reage bem com líquidos, é facilmente reparado contra danos e possui boa resistência elétrica (ou seja, é um bom isolador elétrico). Talvez o mais importante seja que o polipropileno, é adaptável a uma variedade de técnicas de fabricação, o que o torna um dos plásticos mais comumente produzidos e altamente demandados no mercado.
6. Poliestireno (PS):
O poliestireno é amplamente utilizado em embalagens com o nome comercial de isopor. Pode ser usado para fabricar Copos de café descartáveis, caixas para alimentos, talheres de plástico e espuma de embalagem. Também está disponível como um sólido naturalmente transparente, comumente usado para fabricar produtos de consumo, como tampas de refrigerantes ou dispositivos médicos (como tubos de ensaio ou placas de Petri).
7. Ácido polilático (PLA):
O ácido polilático é derivado da biomassa e não do petróleo. Deste modo,biodegrada muito mais rapidamente que os materiais plásticos tradicionais. OPLA muito utilizado na área médica devido à sua capacidade de degradar em ácidolático. Implantes médicos, como parafusos, hastes, pinos e malha são feitos dePLA. Dentro do corpo do paciente, esses implantes quebram completamente em 6meses a 2 anos, eliminando a necessidade de novas cirurgias. O PLA também é umdos dois plásticos mais comumente usados na impressão 3D
Os principaisbenefícios do Ácido Polilático:
- Biodegradável
- Impressão 3D
8. Policarbonato (PC):
O policarbonato é ummaterial transparente conhecido por sua alta resistência ao impacto em relaçãoa outros plásticos. É usado em estufas, em equipamentos para a polícia dechoque, na estrutura para aparelhos de diálise, faróis de automóveis edispositivos de segurança (óculos, capacetes etc.).
Os benefícios dopolicarbonato em relação a outros plásticos:
- Transparente
- Força elevada
9. Acrílico (PMMA):
O acrílico ou opolimetilmetacrilato (PMMA) é mais conhecido por seu uso em dispositivosópticos. É extremamente transparente, resistente a arranhões e muito menossuscetível a danificar a pele ou o tecido ocular humano, se falhar (porexemplo, quebrar) próximo a tecidos sensíveis.
Duas palavras oufrases curtas para descrever os principais benefícios do Acrílico em relação aoutros plásticos e materiais seriam:
- Transparente
- Resistente a riscos
10. Acetal (POM) :
O Polióxido de Metileno (POM), também conhecido como acetal é um plástico de resistência à tração muito alta, com propriedades significativas de resistência à fluência que preenchem a lacuna de propriedades do material entre a maioria dos plásticos e metais. É conhecido por alta resistência ao calor, abrasão, água e compostos químicos. Além disso, o acetal possui um coeficiente de atrito particularmente baixo que, combinado com suas outras características, o torna muito útil para aplicações que utilizam engrenagens.
10. Nylon (PA):
O nylon (ou poliamida) é usado para uma variedade de aplicações,incluindo roupas, reforço em materiais de borracha como pneus de carros, parauso como corda ou fio e para várias peças moldadas por injeção para veículos eequipamentos mecânicos. É frequentemente usado como um substituto para metaisde baixa resistência em aplicações como motores de automóveis devido à sua altaresistência (em relação a outros plásticos), resiliência a alta temperatura eboa compatibilidade química.
Os principaisbenefícios do nylon:
- Força elevada
- Resistente à temperatura
11. ABS (Acrilonitrila butadieno estireno):
O ABS é o plástico que usamos com mais frequência para prototipagem rápida no dia-a-dia. O ABS tem uma forte resistência a produtos químicos corrosivos e impactos físicos. É muito fácil de usinar, está prontamente disponível e tem uma temperatura de fusão baixa, o que torna particularmente simples o uso em processos de fabricação de moldagem por injeção ou impressão 3D.