copos plásticos amassados

Copos de plástico são incrivelmente baratos e convenientes, mas a maioria deles termina em aterros sanitários em todo o país. Isso não precisa acontecer, podemos fazer a reciclagem destes produtos. Se existir uma logística reversa adequada esses copos podem ser reaproveitados, a resina obtida a partir deles pode ser usada em diversas aplicações. Por exemplo: a confecção de canetas, cadeiras, materiais de comunicação visual e material para construção civil. Confira algumas boas ideais sobre como reaproveitar esses copos.

Copos transformados em canetas

A Copobras promoveu uma folia sustentável. Os copos usados no último carnaval receberam a destinação correta: a reciclagem.  As canetas foram distribuídas para entidades de Laguna, onde o projeto de logística reversa foi realizado.

copos transformados em canetas

“O plástico é uma solução revolucionária e não um problema. A questão é o descarte incorreto, e para mudar esse cenário investimos em conscientização por meio de alguns projetos de logística reversa”, explica o presidente do Grupo Copobras, Mário Schlickmann. Essa é apenas uma das possibilidades de aplicação dos copos no pós-consumo.  O que muitos chamam de lixo, na verdade é um subproduto.

logística reversa para copos plásticos
(Copos se tonram PP reciclado e depois podem tornar-se outros produtos)

Os copos na indústria têxtil

exposição de reciclados

A Braskem fez parcerias com grandes empresas ligadas ao setor têxtil para a produção de microfibra feita a partir de copos descartáveis de polipropileno (PP).  Os tecidos fabricados com as microfibras de polipropileno reciclado também podem ser reaproveitados. Ou seja, poderão ser transformados em outros produtos ou novos tecidos.

O Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno (PP)

recipiente de reciclagem de copos

Uma iniciativa da Braskem em parceria com a  Dinâmica Ambiental é o Programa de Logística Reversa de Copos de Polipropileno para empresas. Os copos descartáveis devem ser armazenados corretamente e estar limpos para que possam ser coletados nas empresas participantes e encaminhados para triagem e reciclagem. 

Depois desse processo os copos se transformam em diversos produtos: tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, fabricação de eletrodomésticos e bicicletas, componentes na indústria automotiva, material para a fabricação de móveis etc. É possível saber mais sobre o programa e como participar dele através do site  I’m Green.

Na Inglaterra, um trabalho de reciclagem muito semelhante é feito pela Simply Cups. É um serviço de coleta dedicado a transformar copos em produtos e materiais reciclados. A empresa reduz os custos operacionais das empresas participantes, melhora as credenciais ambientais dos parceiros e faz o gerenciamento de mais de 100.000 toneladas de resíduos / reciclagem a cada ano.

Reciclar melhora a imagem da sua empresa

As pessoas, cada vez mais, se preocupam com o impacto da atividade humana no planeta. Os consumidores não se preocupam mais apenas com preço e desempenho na compra, eles também compram pensando em sustentabilidade. Sua decisão de reciclar é uma boa maneira de criar reputação com seus clientes, pois eles ficarão felizes em saber que sua empresa se preocupa com as questões ambientais.

Você pode até incentivar os clientes a se envolverem em seus esforços de reciclagem. Por exemplo, é possível implementar um programa no qual os consumidores podem trazer esses copos usados em pontos de coleta que serão trazidos até a sua empresa. O valor da marca está intimamente ligado à confiança do cliente. Depois de começar a construir essa confiança por meios sustentáveis, você abre uma ampla gama de oportunidades.