Para quase metade de todo o plástico produzido no mundo, a vida útil termina após apenas um único uso. Embalagens e soluções descartáveis ​​tornam-se resíduos sólidos, o que também representa um desperdício de recursos valiosos. A reciclagem de resíduos plásticos é um componente central no contexto de uma economia global circular e sustentável. E essa parcela de recuperação desses materiais está aumentando continuamente. 

O mercado global de plásticos reciclados pós-consumo deve crescer de US$14,2 bilhões em 2020 para US$18,8 bilhões até 2025. É um mercado em evidência, e tira proveito da tendência crescente em termos de logística reversa. Atividades como coleta, reciclagem doméstica, recuperação de plástico, exportação de resíduos de plástico e implementação de regulamentações legislativas têm sido testemunhadas no mercado de plásticos reciclados pós-consumo. 

Essas ações têm contribuído significativamente para o crescimento da demanda por métodos e serviços voltados à gestão de resíduos plásticos. As rígidas leis relativas ao controle e eliminação de resíduos e a crescente consciência do impacto negativo da acumulação de resíduos de plástico, levaram ao envolvimento do setor público (como os municípios) e do setor privado na gestão dos resíduos de plástico.

O que é o plástico reciclado pós-consumo? 

Os materiais reciclados pós-consumo (PCR) são plásticos reprocessados ​​de resíduos domésticos ou comerciais, a maioria dos quais foi usada para embalagens. O plástico reciclado pós-consumo é um derivado de um produto final (como uma garrafa de água mineral) que completou seu ciclo de vida como um item de consumo e, de outra forma, teria sido descartado como resíduo sólido. Os plásticos pós-consumo incluem os plásticos que foram coletados em programas de reciclagem residencial e comercial.

Como o mercado de plásticos reciclados pós-consumo está alinhado?

O mercado de plásticos reciclados pós-consumo está ligeiramente consolidado, com algumas grandes empresas atuando globalmente e várias empresas locais atuando no mercado interno.

O que acontece com os plásticos após serem reciclados? 

Tênis produzido com plástico e outros materiais reciclados da marca brasileira Insecta

Os plásticos reciclados podem se tornar desde produtos domésticos de uso diário, como novas embalagens para produtos de higiene e limpeza da casa, até vestidos de alta costura. Há um mundo de possibilidades quando você faz sua parte e recicla. 

Bancos de parque, brinquedos em um playground, decks de quintal e móveis feitos de plástico reciclado também estão se tornando cada vez mais populares, em grande parte graças à combinação do material de boa aparência, durabilidade e benefícios ambientais.

Por que escolher madeira plástica reciclada?

A madeira plástica é resistente a intempéries, virtualmente livre de manutenção e resistente o suficiente para durar anos e anos, tornando-o uma ótima escolha para uso ao ar livre. Plásticos reciclados podem ser moldados em praticamente qualquer formato e feitos para reproduzir a aparência de madeira texturizada. 

É uma ótima solução para o seu quintal se você estiver procurando construir um belo deck sem a manutenção, lascas, apodrecimento e rachaduras associadas aos materiais tradicionais de decks externos. E você pode completar seu deck com móveis como espreguiçadeiras, mesas de jantar e balanços. Todos podem ser feitos a partir de plástico reciclado.

Como é feita a produção dos móveis de plástico?

Tudo começa com a reciclagem dos plásticos de uso diário. A madeira de plástico reciclado é apenas uma das muitas maneiras pelas quais seus plásticos usados ​​podem viver outra vida como produtos novos e úteis.

Quando destinamos para reciclagem os plásticos que usamos em nosso dia a dia, estamos fazendo nossa parte para ajudar o meio ambiente, reduzindo o lixo e as emissões de gases de efeito estufa. E madeira plástica durável e duradoura pode ser substituída com menos frequência, o que também diminui nossa pegada ambiental. Então lembre-se: continue reciclando. 

Reciclagem de Plásticos

Então o plástico pode ser reciclado em algo novo ou diferente do que era antes? Pode apostar que sim! Um tênis ou um tapete pode ter sido antes uma garrafa de PET de plástico. Um deck de jardim pode ter sido um monte de sacos plásticos. O tubo de drenagem em um canteiro de obras pode ter sido um recipiente de detergente. Vários materiais novos podem ser feitos a partir de plástico reciclado!

A reciclagem de plástico economiza energia?

Sim, e isso é importante! A reciclagem de plásticos, especificamente PET e plástico de polietileno de alta densidade (HDPE), que são os materiais de embalagem mais comuns em sua cozinha, banheiro e lavanderia, ajudam a economizar energia e emissões de gases de efeito estufa.

E as tampinhas são recicláveis?

Sim, existem mercados e utilizações para essas tampas. Na maioria das vezes, elas são feitas de polipropileno e esse material pode ser usado para fazer tudo, desde latas de tinta de plástico que são vistas nas lojas de ferragens, peças de automóveis e até garrafas para produtos novos. A nova tecnologia permite a reciclabilidade deste material muito valioso, portanto, esta é uma mudança das diretrizes de reciclagem de plástico há alguns anos.

Marcas que já usam plástico reciclado

Se uma embalagem trabalha com PCR, significa que sua embalagem foi feita de material reciclado. Usar conteúdo reciclado tem muitas vantagens ambientais significativas, como redução do consumo de energia e extração de recursos finitos. Além disso, em certos casos, o uso de conteúdo reciclado pode ser vantajoso do ponto de vista de custo. Mais do que nunca, os consumidores estão vendo muitas de suas marcas favoritas anunciando produtos feitos com conteúdo reciclado.

Os benefícios de usar PCR em sua embalagem

Com a preocupação ambiental atual, há muitos benefícios em usar plásticos reciclados, tanto para o seu negócio quanto para o meio ambiente. Se você se engajar em práticas de sustentabilidade, pode gerar uma imagem positiva e melhorar o retorno econômico para sua empresa e seus produtos.

Seguem abaixo alguns benefícios dos plásticos reciclados:

  • O plástico não precisa ser fabricado repetidamente, o que resulta em menos poluição.
  • A reciclagem é a melhor forma de ajudar a reduzir os problemas cada vez maiores de aterros, com relação aos volumes de resíduos que neles se acumulam.
  • A quantidade de energia consumida para a fabricação do plástico é reduzida.
  • As emissões de CO₂ associadas ao produto são reduzidas.

Aqui estão algumas vantagens mercadológicas no uso do PCR:

  • A reciclagem de plástico pode ajudá-lo a construir fidelidade à marca e mudar a percepção do cliente.
  • Os consumidores se sentem mais otimistas com relação a um produto ou fabricante cujas embalagens usam plástico reciclado.
  • Usar material reciclado cria oportunidades de marketing e relações públicas associadas à redução do impacto ambiental.

Oportunidade de crescimento

A demanda por PCR ainda é muito maior do que a oferta de plástico reciclado pós-consumo, porém o mercado de recicladoras é um mercado em expansão, que movimenta anualmente cerca de 2,5 bilhões de reais e gera cerca de 20 mil empregos diretos.

A busca por processos mais otimizados de separação, lavagem, homogeneização, compatibilização, granulação, etc. uma maior mecanização, automatização e melhoria na qualidade do plástico final tendem a trazer maior valor agregado ao plástico PCR.

Assim, pode-se aumentar a rentabilidade das empresas de reciclagem, aproximando-as dos padrões internacionais adotados pelas indústrias que fazem uso desses materiais nas embalagens de seus produtos.